A receita de ataif b’ ajuz conheci em um jantar em Santana do Livramento, preparada por Leila Bajas. Leila é uma doceira de mão-cheia, e seus doces complementam com perfeição os maravilhosos churrascos de cordeiro preparados pelo marido, Nasser Zeidan. O que faz desses encontros uma verdadeira orgia gastronômica.
Voltando ao doce, o sucesso foi tanto que o chef senegalês Mamadou Sène, do Senac, também presente ao jantar, contou que o ataif é muito comum na mesa árabe e que pode ter como recheio nozes ou ricota. O preparo é como o de uma panqueca, depois recheada e fechada em formato de pastel. Em seguida, é umedecido com uma calda rala aromatizada com água de rosas ou de flor de laranjeira. No Oriente Médio e mundo árabe, é uma sobremesa requintada, servida em festas de casamento.
Ataif B' Jauz
ImprimirIngredientes
Massa 1/2 xícara de água 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada 1 colher (chá) de açúcar 1 colher (chá) de fermento em pó 1 pitada de sal Calda 1 xícara de água 1/3 de xícara de açúcar Recheio 1/2 xícara de água de flor de laranjeira 8 colheres (chá) de açúcar de confeiteiro 55g de nozes
Como Fazer
- Para a calda, numa panela pequena, junte o açúcar e a água e deixe em fogo alto, mexendo com uma espátula até ferver.
- Para de mexer, baixe o fogo para médio, e deixe ferver até obter uma calda de espessura média. Reserve.
- Para o recheio, bata no liquidificador as nozes e o açúcar de confeiteiro até ficarem bem moídas.
- Transfira para uma tigela pequena e adicione a água de laranjeira.
- Misture bem e reserve.
- Para a massa, bata no liquidificador a água, a farinha, o açúcar, o sal e o fermento até ficar homogêneo.
- Aqueça uma frigideira pequena, coloque 1 colher (sopa) de massa e espalhe em todo o fundo.
- Deixe até formar bolhas e dourar embaixo.
- Não vire a panqueca.
- Reserve em papel toalha.
- Repita o processo com o restante da massa.
- Disponha sobre cada panqueca 1 colher (sobremesa) de recheio e feche em forma de pastel, apertando as bordas com as pontas dos dedos para não abrir.
- Distribua as panquecas nos pratos, regue com a calda e sirva acompanhada de coalhada.
Notas
* A água de flor de laranjeira é opcional. * Se quiser, leve o ataif ao forno para dourar. * A calda pode ser substituída por mel.