Muitas receitas fazem parte de um tempo em que a maioria das cozinhas não tinha batedeira e tudo era feito à mão. Receitas simples, com ingredientes corriqueiros para a época. Um exemplo, em diferentes versões, está registrado em meus cadernos antigos, receitas escritas à mão, de lápis a sua maioria. São ingredientes e modo de fazer um bolo de chocolate, a nega maluca, de diferentes origens. A receita original tinha como ingredientes principal o Nescau, um achocolatado com açúcar.
Quando o registro da receita vem acompanhado de uma autoria, é uma espécie de homenagem a quem gentilmente cedeu os segredos do preparo. Em meus cadernos, estão a nega maluca da Bia, a da Lúcia e até uma com meu próprio nome. Acho que essa última era a que acabei considerando a melhor adaptada, tanto que diferentemente das demais: troquei o tradicional Nescau por chocolate em pó. Se hoje a cobertura de muitos bolos de chocolate é o brigadeiro, na época em que as receitas foram anotadas, o leite condensado ainda não havia dominado a confeitaria nacional.
1 1/4 de xícara de chocolate em pó * O uso de água quente deixa a cor do chocolate mais intensa, e o bolo fica mais escuro.
* Em receitas sem chocolate, que mandam adicionar água ou leite quente, o objetivo é ativar o fermento mais rapidamente, adiantando o processo de crescimento do bolo, o que o deixa mais fofinho. O cuidado necessário é que a água esteja quente, e não fervendo, para evitar matar o fermento.
Nega Maluca
Imprimir
Ingredientes
1 xícara de água quente
1 1/2 xícara de açúcar
4 ovos
1 xícara de óleo
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura
1 xícara de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
1/3 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de açúcarComo Fazer
Notas