Quem gosta de cozinhar está sempre em busca de novas receitas e técnicas eficazes. Mesmo com tantos programas disponíveis na TV e nas redes sociais, a melhor opção são os cursos presenciais. Afinal, nada supera a oportunidade de sentir o aroma e o sabor dos pratos recém preparados.
Esta semana participei de um dos cursos que Filó e Anísio, que por anos tiveram a tradicional loja La Gourmandise, promovem no Espaço Casa Bordini, em Porto Alegre. No comando das panelas, a chef Nati Tussi, do restaurante Roister, com receitas da cozinha da República Dominicana.
Algumas surpresas me aguardavam naquela noite. A primeira delas foram a didática e a comunicação da jovem chef, com muitas dicas. A segunda, a intensidade de sabores dos pratos apresentados.
Confesso que conhecia pouco da cozinha desse país caribenho. Quando foi anunciada a entrada, achei que viria um tradicional ceviche. Mas me surpreendi com o sabor da receita, que combinava suco de limão e laranja, manga, abacaxi, avocato e rum. Pimenta dedo de moça, no ponto certo, e chips de batata doce roxa para equilibrar a acidez e picância.
O prato principal foi frutos do mar à la plancha. As dicas de cozimento do polvo, com páprica picante, nabo e shoyu, valeram a noite. Uma vez que esse é um dos frutos do mar que mais gosto, e basta um deslize para que perca a consistência ideal.
A receita, no entanto, ia muito além. Muitos legumes crocantes, camarões, lulas e um toque de conhaque. Um prato leve e saboroso.
Para encerrar, a sobremesa com ingredientes muito apreciados pelos dominicanos: coco, açúcar de palmeira, banana e gengibre. As bananas foram tostadas no açúcar de palmeira e ganharam a companhia de leite de coco e shoyu dark (isso mesmo!) e conhaque. Tudo isso servido com fitas de coco desidratado e sorvete de gengibre.