Da cor do sol de verão, o lemoncello ou limoncello tem sua origem atribuída ao Sul da Itália, em meados do século 19. À base de limão siciliano, o licor é preparado com álcool de cereais. Reconhecido como um delicioso digestivo, é também muito apreciado à beira do mar ou da piscina, como fazem os habitantes da Costa Amalfitana.
Não dá para dizer que é de fácil preparo, pois exige que todos os limões tenham a casca retirada bem fina, sem qualquer resquício da pele branca. Caso contrário, pode amargar. Depois, outra dose de paciência: são necessários 40 dias para que fique pronto. O limoncello deve ser conservado no congelador e servido bem gelado. De preferência, em copos também previamente gelados.
Limoncello
ImprimirIngredientes
6 limões sicilianos
1 litro de álcool de cereais (95 graus)
1 litro de água
1kg de açúcar
Como Fazer
1. Lave bem os limões.
2. Seque e descasque bem fino, sem incluir a parte branca (que deixa um sabor amargo).
3. Coloque as cascas em um vidro com tampa e adicione o álcool de cereais.
4. Deixe descansar em lugar escuro e fresco (pode ser no fundo de um armário) por 6 dias.
5. Ao término desse período, leve ao fogo a água e o açúcar, deixando ferver e dissolver o açúcar e formar uma calda rala.
6. Junte a calda à mistura e deixe curtir por mais 7 dias.
7. Coe a mistura e coloque em garrafas bem fechadas, deixando repousar por mais 27 dias.
8. Leve ao congelador, onde o licor deve ser mantido até a hora de servir.
Notas
* Não se preocupe, porque o licor não congela. * Se quiser um sabor adicional, acrescente sementes de 1 fava de baunilha quando preparar a calda. * O álcool de cereais pode ser encontrado no Mercado Público.