Tenho uma história não muito agradável com o figo. Há alguns anos, tínhamos um sítio próximo a Águas Claras. Além da horta, onde surpreendia o caseiro com legumes e verduras que ele nunca havia ouvido falar – quiabo, berinjela, coentro, maxixe – árvores frutíferas nos presenteavam com diferentes sabores. Ao lado da horta, duas figueiras costumavam ficar carregadas no verão. A saída para tamanha produção era o doce de figo verde, um dos predileto do meu marido.
Em um dia de muito sol, a inexperiência com os assuntos agrícolas me levou a colher os figos para levá-los ao freezer e depois retirar a casca. Técnica que havia aprendido e feito com que abandonasse uma antiga na região: de ferver com cinzas. O problema é que, apesar de muito sol e calor, ventava bastante. Meu cabelo, mesmo preso, teimava em invadir o meu rosto. Fui colhendo os figos e passando a mão no cabelo para que saísse do meu rosto. O resultado, uma bela mancha de queimadura na testa, próximo à base do cabelo. O leite que solta do figo, aprendi, reage com o sol e causa queimadura na pele. Apesar da lição e da queimadura, o doce de figo verde ficou perfeito.
Bem, a safra de figos está no auge, o que garante bons preços e fruta na melhor qualidade. Com eles maduros, é possível preparar uma sobremesa simples, pouco doce e muito saborosa. Perfeita para quem aprecia o contraste em sabores doces e salgados.
Figo com queijo
ImprimirIngredientes
3 figos frescos
manteiga
3 queijos Polenguinho
Como Fazer
- Aqueça uma frigideira com um pouco de manteiga.
- Corte os figos ao meio.
- Grelhe os figos até que fiquem dourados.
- Sirva duas metades de figo grelhado com 1 queijo Polenguinho.
Notas
* Os figos grelhados também ficam deliciosos servidos com sorvete de creme.