O molho pesto tem origem em Gênova, na Ligúria, norte da Itália. Tradicionalmente, é elaborado com folhas de manjericão, pinolis (pequenos pinhões italianos), alho, sal, queijo pecorino, sal e azeite de oliva extravirgem. Uma dica para evitar que o molho escureça é batê-lo no liquidificador ou mixer com cubos de gelo.
O molho pesto é muito utilizado em massas, mas combinam muito bem com batata, frango ou polenta. A receita aqui é adaptada com ingredientes mais fáceis de serem encontrados e mais em conta. Em lugar dos pinoles, as nozes. E o parmesão substitui o queijo pecorino.
Molho pesto
ImprimirIngredientes
2 xícaras de manjericão fresco
1/2 xícara de nozes
100g de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho
1 1/2 xícara de azeite de oliva
sal
pimenta do reino (opcional)
1 cubo de gelo
Como Fazer
- No copo do mixer ou do liquidificador, bata as nozes com o azeite de oliva e o alho descascado.
- Lave, seque bem e transfira as folhas de manjericão para o copo do mixer ou do liquidificador com o gelo.
- Bata rapidamente apenas para formar um creme.
- Tempere com sal e pimenta do reino (opcional) e junte o queijo ralado.
- Para guardar, coloque em vidro que possa ser hermeticamente fechado e cubra a superfície do molho com azeite de oliva.
Notas
* A rúcula pode tomar lugar do manjericão. * No lugar do pinoli, pode usar castanha do Pará, castanha de caju ou nozes. * O queijo pecorino tem origem na Itália e é feito de leite de ovelha. É um queijo duro, compacto e salgado, com sabor forte. * Só utilize as folhas do manjericão, desprezando os caules e as flores.