Uma degustação de vinho pode revelar muito de quem a organiza. Participar da Confraria dos Dez, na Vinho Justo @vinhojusto, de Tomaz Saleme, com 10 vinhos especiais, deixou clara a paixão, muito estudo e o bom gosto do jovem sommelier.
A pequena loja fica na galeria da Goethe 38. O primeiro andar reúne vinhos escolhidos a dedo por Tomaz, alguns exclusivos. No segundo piso, uma mesa para dez, onde reúne confrarias, alunos de cursos especiais (sem aquelas máximas de enochatos). Tomaz criou também um clube de vinhos, para quem gosta de experimentar produtos fora do comum.
A confraria dos Dez degustou: Vita Eterna Nature Rose (Pinto Bandeira, Brasil), espumante de Chardonnay e Pinot Noir, que tem conquistado o paladar dos apreciadores da bebida. Seguido do espumante Graham Beck Extra Brut Rose (África do Sul), de Chardonnay e Pinot Noir, com predominância do Pinot Noir. O eleito da noite foi o Domaine Des Quatres Saisons Chablis (França). Um vinho fantástico, unanimidade no grupo, perfeito para os dias quentes que estão por vir.
La Florita Pequeños Lotes Anfora (Argentina), Sauvignon Blanc e Sémillon, levados separadamente a ânforas de barro, por dois anos. Depois desse tempo, foi feito o blend das duas ânforas e o vinho engarrafado. A seguir, foi servido o Parajes Del Valle Monastrell (Espanha).
Seguiram-se dois Cabernet Francs argentinos, o Los Chocos Vertebrado Cabernet Franc , com 12 meses de barricas francesas. E o Los Chocos Estéreo Cabernet Franc, composto de duas parcelas de Cabernet Franc, unindo dois terroirs, com fermentação em tanques e ovos de concreto.
Cuatro Almas Tributo (Chile), primeira safra desse chileno já obteve o título de vinho revelação no guia Descorchados 2024. Cabernet Sauvignon, fermentado em inox e com 2 anos em barricas de carvalho. Meu tinto preferido.
A seguir, um surpreendente Paul Cluver Noble Riesling Late Harvest (África do Sul). Um vinho de sobremesa, como se estivesse bebendo um favo de mel.
Para encerrar a noite, mais um dos vinhos preferidos de Tomaz, o Otronia 45 Rugientes “Patagônia Extrema” Pinot Noir (Argentina). Os apreciadores de vinhos precisam conhecer a Vinho Justo e conferir as sugestões de Tomaz Saleme e @renatavinhos. Certamente, vão beber muito bem.