O restaurante Catherine, em Gramado, que reverencia a alma feminina e homenageia Catherine di Médici, marcou uma das comemorações de aniversário de um ano com a inspiração em outra Catherine, a de Bragança, a infanta portuguesa que foi esposa do rei Carlos II e rainha consorte da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda, de 1662 até 1685.
Enquanto a di Médici, a nobre italiana que se tornou rainha consorte da França, revolucionou a gastronomia francesa e as boas maneiras à mesa, a de Bragança foi responsável por tornar moda, primeiro entre os nobres, e mais tarde pelos ingleses, o ritual de tomar chá na Inglaterra e de utilizar louças de porcelana. É bem verdade que o costume de beber chá remontava ao terceiro milênio a.C, mas Catherine de Bragança levou de Portugal o hábito de consumir o chá com frequência.
Um chá pra lá de especial marcou a tarde de comemoração de aniversário do restaurante gramadense, com cardápio com toque franco-brasileiro comandado pelo chef da casa Nicolas Heckel, que levou à mesa deliciosas opções de doces e salgados.
Como registro da influência da Catherine di Médici: os macarons. O toque francês nas chouxs, no nougat, nas madeleines.
O chá créme brülée chegou perfumando o ambiente e agradando o paladar com uma delicadeza que harmonizava perfeitamente com as receitas. Espumantes complementavam a experiência.
Os salgados trouxeram a característica da gastronomia francesa com a grande valorização da estética.
Irresistível o petit gâteau de pistache acompanhado de sorvete e frutas vermelhas
O mais surpreendente da tarde foi a sobremesa de cogumelo em chocolate branco, representando um lindo jardim florido. Delicada e saborosa.
Ao final, o pedido de todos é de que o chá, assim como na Inglaterra, se torne frequente no restaurante Catherine.