As nozes são ingrediente típico de inverno. Calóricas, já foram vistas como inimigas da alimentação humana por serem ricas em gorduras. Atualmente, no entanto, passaram a ser recomendadas por trazerem grande benefício à saúde: ajudam a controlar o colesterol ruim e, consequentemente, a proteger o coração. Versáteis, integram receitas doces e salgadas.
As mais tradicionais são chilenas, que têm origem asiática, e são conhecidas como persas, pois eram consumidas pela realeza do povo persa há milhares de anos. Mas as que têm conquistado o paladar por aqui são as pecans, principalmente pelo custo menor. Conhecida como noz brasileira, a pecan tem, na verdade, a origem na América do Norte. Naquele país, os primeiros cultivadores eram os índios Algonquin que, nos festivais tribais, serviam a powochicora, bebida intoxicante gerada da mistura fermentada da noz amassada em pedras e acrescida de água. As primeiras mudas chegaram no Brasil por volta de 1866, trazidas pelos imigrantes que fugiam da Guerra da Secessão nos Estados Unidos.
No Rio Grande do Sul, que se tornaria o maior produtor brasileiro, foi na Granja de Pedras Altas, antigo município de Pinheiro Machado, que Joaquim Francisco de Assis Brasil teria plantado ao lado do castelo algumas nogueiras que podem ter sido as primeiras mudas comerciais do país.
CONSERVAÇÃO
Por conterem grande quantidade de óleos superdelicados, se mal armazenadas, as nozes podem se tornar rançosas. Com casca devem ficar em lugar fresco, seco e longe da luz. Se estiver muito calor, vale conservar na geladeira. Sem casca pedem embalagens hermeticamente fechadas e, de preferência, devem ser mantidas na geladeira, onde duram até 6 meses. Se guardadas no congelador, essa validade passa a ser de 1 ano.
NA MITOLOGIA
Na mitologia grega, a nogueira simboliza a profecia. Isto porque a deusa Ártemis – que tinha o dom da clarividência – teria sido transformada em uma nogueira. Para o povo grego, essa árvore está associada ao dom de prever o futuro. Ártemis era irmã gêmea de Apolo e considerada o oposto de Afrodite – a deusa do amor. Virgem e cruel, vinga-se das mulheres que cedem aos encantos da paixão. Para os romanos, a noz simbolizava abundância e prosperidade.
NA COZINHA
* As nozes podem ser condimentadas. Para isso, basta levá-las ao fogo com manteiga por 5min. Depois, juntar açúcar mascavo, páprica picante e sl e mexer por cerca de 8min, até derreter completamente o açúcar. Em seguida, espalhar em uma forma e deixar esfriar.
* Para caramelizar 1 xícara de nozes, leve ao fogo ½ xícara de açúcar com ¼ de xícara de água até borbulhar. Junte as nozes e vá mexendo até que o açúcar doure. Junte 1 colher (chá) de manteiga e misture bem. Distribua em uma forma para que esfriem.
* As nozes podem compor um deliciosos molho pesto bem simples, quando batidas no liquidificador com folhas de manjericão, alho, azeite de oliva e sal. Finalizando com queijo parmesão ralado.
SAIBA MAIS
* O nome pecan deriva de uma língua nativa da América do Norte que significa “noz de casca dura”.
* As nogueiras levam 8 anos para começar a produzir e dar frutos por mais de 300 anos.
* Para obter todos os benefícios à saúde, basta comer 5 nozes (28 gramas) ao longo do dia.
* 87% do total de gorduras encontradas na pecan são as consideradas gorduras boas (mono e poli-saturadas).
* O Rio Grande do Sul é o maior produtor brasileiro de noz pecan.
* A cidade de Anta Gorda, conhecida como a Capital da Noz Pecan, é hoje a segunda maior produtora, perdendo apenas para Cachoeira do Sul.
* A China é o país que mais produz e consume nozes no mundo.
RECEITA
A chef e confeiteira Sharisy Lauxen tem predileção pela noz pecan, que considera mais rica em sabor do que a chilena, além de mais econômica. E dá uma dica para qualquer preparo com essa noz: tostá-la bem, mas cuidado para que não passe do ponto, porque pode amargar. Atualmente, Sharisy tem se dedicado à produção de sobremesas mais saudáveis e menos doces, por isso fez algumas adaptações à clássica receita norte-americana de pecan pie, a torta de noz pecan. A massa frola leva farinha integral, raspas de laranja e um leve toque de canela. No preparo do recheio, entram o açúcar mascavo e as aromáticas nozes moscada e fava tonka (cumaru).
Massa * Para dar um toque especial, pode acrescentar uma raspinha de fava tonka (cumaru) ao recheio
Pecan Pie
Imprimir
Ingredientes
300g de farinha de trigo integral
3 gemas
150g de manteiga
75g de açúcar
1 pitada de canela
raspas de 1 laranja
raspas de 1 limão
5ml de extrato de baunilha
Recheio
130g de nozes pecan trituradas
3 ovos
80g de açúcar mascavo
150g de mel
60g de manteiga
5ml de extrato de baunilha
1 pitada de noz-moscada
Decoração
100g de nozes inteiras
20g de manteigaComo Fazer
Notas