Com dons culinários, as mulheres preservam a arte de recitar receitas. É um tal de corte, refogue, mexa, asse, como que conduzindo quem as lê pelos segredos do ato de cozinhar. Cada receita, ainda só como escrita, atiça a imaginação e desperta o desejo antes mesmo de ser preparada. A comida, como corda, puxa a memória e traz de volta aromas, sabores, lembranças, quereres. Os doces, então, parecem acariciar a alma, trazer conforto, aconchego.
Ter acesso a um caderno de receitas, manuscrito, com letras desenhadas como marca registrada, identidade, é desvendar os gostos de quem o criou. Descobrir, em alguns casos, comentários sobre a qualidade da receita: “aprovado”, “muito boa” e até “não repetir”.
A generosidade é palavra de ordem. Quem cozinha e doa receitas compartilha, soma conhecimento, multiplica experiências, distribui felicidade, deixa um legado. A cada receita reproduzida faz voltar no tempo.
Os cadernos de receita podem ser apenas uma representação simbólica. Christa Sudbrack, por exemplo, tinha por hábito descrever suas delícias em agendas, dividindo espaço com anotações de tarefas do cotidiano. Criadora da confeitaria alemã Leckerhaus, colocava ali os mistérios de recheios, massas, combinações de tortas, segredos de delicados biscoitos. Quando vendeu a confeitaria, que hoje se chama apenas Lecker, entregou também os direitos das receitas.
As agendas, no entanto, guardavam também receitas caseiras, que dona Christa, que nos deixou há 3 anos, preparava para a família. O domínio das técnicas era tanto que costumava apenas anotar os ingredientes, sem perder tempo com o modo de preparo. A receita da cuca (com fermento em pó e que lembra mais um bolo), copiada entre as existentes em uma das muitas agendas, é homenagem a
A essa que deixou enorme legado para a gastronomia gaúcha e germânico-brasileira. É um convite para uma xícara de chá e uma fatia de muito sabor, de lembrança, de saudade, como certamente dona Christa adoraria servir.
200ml de leite * O recheio pode ser de geleia, goiabada ou frutas em calda.
* Geleias podem ser incorporadas à massa.Cuca alemã
Imprimir
Ingredientes
1 ovo batido
1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de manteiga
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
raspa de casca de limão
Recheio
Kâschmier ou requeijão
Cobertura
50g de açúcar
100g de manteiga
150g de farinha de trigo
gotas de essência de baunilhaComo Fazer
Notas