A cozinha trivial salgada, do dia a dia, ocupa, com frequência, pouco espaço nos cadernos de receita. Talvez por se tornar cotidiana, dominada e dispensar precisão. Costuma incluir indicações vagas como sal a gosto, pimenta quanto baste. Os temperos ficam ao sabor da mão de quem cozinha. Há quem garanta que qualquer pessoa faz um prato salgado. Ao contrário da confeitaria, cujo modo de preparo é minucioso e geralmente com ordem de elaboração. Por isso, a maioria das receitas anotadas com detalhes é de doces.
Em alguns cadernos, a tradição da cultura gastronômica tem sotaque predominante. Esse é o caso do de Ellen Steiner, em poder da filha Margit. Nele, as receitas se alternam em português e em alemão. Ellen e a prima Nora estiveram na categoria das cozinheiras de mão-cheia. Também dominavam os salgados, mas eram os doces de origem germânica que faziam a fama da dupla.
Quando Ellen completou 80 anos, em 1994, os convidados da festa, parentes e amigos. Receberam um livreto contando um pouco da história da família e as receitas prediletas de seus netos. Agora, a filha Margit quer editar um livro transcrevendo as saborosas receitas do caderno de Ellen, como esses spekulatius, delicados biscoitos alemães.
Saiba mais
* Spekulatius (na Alemanha), Speculoos (na Bélgica) e Spéculos (na França), esses biscoitos surgiram provavelmente na Holanda e se espalharam pela região do Rio Reno e por toda a Alemanha, onde passaram a integrar as mesas natalinas.
* O nome teria origem no latim specculum(espelho) por retratarem os desenhos impressos na massa espelhando os motivos temáticos das formas.
* Outra teoria para o nome seria de spicies, por causa da presença das especiarias.
* Nos Estados Unidos são conhecidos como Windmill Cookies (biscoito de moinho de vento) pela origem holandesa.
250g de farinha de trigo * A quantidade de especiarias pode variar conforme o gosto pessoal.
* O açúcar de baunilha pode ser substituído por raspas de cumaru (fava tonka), a baunilha brasileira.
Spekulatius
Imprimir
Ingredientes
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
125g de açúcar
125g de manteiga em cubos gelada
50g de farinha de amêndoas
1 ovo
1/2 colher (café) de canela em pó
1/2 colher (café) de cravo em pó
1/2 colher (café) de noz moscada
1 sachê de açúcar de baunilha
Para decorar
Leite
Açúcar cristalComo Fazer
Notas