Sobremesa ensolarada é sempre a analogia que me vem à cabeça quando vejo um quindim com aquela cor dourada e calda brilhante. Acho que consegue fazer bonito na foto e despertar a gula de qualquer pessoa.
Conta-se que o doce brasileiríssimo surgiu, na verdade, inspirado na doçaria portuguesa. Naquelas terras, se fazia o Brisa-de-Lis, à base de gemas, açúcar e amêndoas. Com a vinda dos nobres lusitanos para o Brasil e com a indisponibilidade de amêndoas, acabaram por substitui-las por coco fresco. Nascia ali o quindim, que se tornou uma iguaria típica do brasileira .
Aqui em casa, ele, como quase todos os doces à base de gemas, faz muito sucesso. Principalmente com meu pai e meu marido.Se você é daquelas pessoas que receiam preparar quindins, porque acham a receita complicada, pode ficar tranquila. Essa receita é muito simples, não precisa nem deixar descansar, como tantas outras recomendam. Basta misturar e levar ao forno. O que dá um pouco mais de trabalho, apesar de ser uma etapa bem importante, é untar as forminhas e polvilhar com açúcar. O tempo de cozimento vai depender do tamanho das forminhas. As minhas eram pequenas, levaram 20min no forno e renderam 24 quindins.
100g de coco fresco * Se usar coco seco, hidrate com ½ xícara de água e deixe descansar por 5min.
Quindim fácil
Imprimir
Ingredientes
12 gemas
1 ¾ de xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de leite de coco
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (chá) de essência de baunilhaComo Fazer
Notas