Folheando cadernos antigos, escritos a lápis (costume que mantenho até hoje), voltei a me encontrar com receitas que estavam esquecidas. São doces e salgados que muito estiveram presentes em minha mesa, em reuniões com amigas, em festas de família. A maioria delas aprendi quando ainda jovem e me acompanhou por muitos anos.
Me detive, primeiramente, nos docinhos ditos clássicos, os que eram quase obrigatórios em festas infantis, casamentos e formaturas. É interessante ver como também existe uma moda gastronômica. Receitas que vão e vêm, que fazem sucesso e depois desaparecem.
Um desses docinhos fez parte da minha infância: o cajuzinho de amendoim. A receita é bem brasileira e surgiu no Nordeste, mas era originalmente feita com massa de caju, daí o formato mantido até hoje.
Depois de brilhar em diferentes mesas nos anos 70, o cajuzinho foi perdendo espaço e chegou a virar motivo de piada na TV, em chistes de Caco Antibes, personagem do programa humorístico Sai de Baixo, que dizia ser este um doce de festa de pobre.
Nada, porém, como trazer de volta sabores do passado. E quem quiser experimentar, aí está a receita do cajuzinho de amendoim.
500g de amendoim torrado e descascado * Em adaptações recentes da receita tradicional, há quem sugira preparar o doce tendo o leite condensado como um dos ingredientes, seguindo uma tendência na doçaria brasileira de colocar leite condensado em tudo. Confesso que prefiro a receita original.Cajuzinho de amendoim
Imprimir
Ingredientes
2 claras
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/2 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcarComo Fazer
Notas