O Galangal, restaurante de cozinha asiática, em Canela, comemorou 10 anos com um jantar do chef coreano Sae Young Kim. Uma oportunidade para conhecer a cozinha ao mesmo tempo simples, mas de sabores marcantes e de forte picância.
Como boas vindas foi servido um drink especial: Soju, destilado coreano de tapioca (isso mesmo, tapioca), suco e limão e tônica. O Soju tem um teor alcóolico que varia de 17% e 45%. É levemente frutado e suave, o que faz com que combine cm a culinária condimentada coreana.
Para aquecer a noite fria (em Canela, estava zero grau), chegou à mesa a Doenjang Guk, uma delicada sopa de missô coreano com tofu, espinafre e vôngoles, harmonizada com o espumante Don Giovani Brut Rosé.
Em seguida, os tradicionais Cheese-Kinchi Mandu, Guiozas (pasteis no vapor) recheados com queijo e Kimchi (acelga fermentada e temperada com a intensa pimenta coreana), servidos com um molho de pasta de soja. A harmonização permaneceu com o espumante Don Giovani Brut Rosé.
Para dar sequência, um Quarteto de Banchan (pequenas porções): Pajeon (panqueca coreana de nirá e legumes), batatinha com melado de shoyu, Gaji-Gui (berinjela assada no missô coreano) e Kimchi de acelga. O Vinho Verde Varanda do Conde trouxe refrescância às porções.
O quarto prato foi o Ré-Do-Bap, arroz misto com Sashimu e vegetais ao estilo coreano, acompanhado de um molho bem condimentado que deve ser misturado à mesa e ao gosto de cada comensal. O vinho uruguaio Alto de La Ballena Rosé, com notas cítricas marcantes e boa acidez, harmoniza muito bem com o prato picante.
O melhor ainda estava por vir: o Burgogui Samm, churrasco coreano de bife ancho. A carne é marinada por 12h em um tempero agridoce, que costuma incluir shoyu, suco de abacaxi ou maçã, mel e óleo de gergelim.
O Burgogui é acompanhado de folhas verdes variadas, Kimchi e uma pasta de soja. Os convidados usavam as folhas para fazer rolinhos com as carnes do churrasco coreano, o Kimchi e a pasta de soja. Para harmonizar, o vinho tinto argentino Entreamigos Bonarda, de taninos presentes, com potencia para enfrentar os temperos do churrasco coreano.
Apesar de não estar previsto no menu do jantar, chegou à mesa um Bao, pãozinho ao vapor, com barriga de porco, um mimo em referência à mais nova casa do chef Sae Young Kim, em São Paulo.
Para encerrar, a sobremesa, que pelo nome pouco promete: pé-de-moleque coreano. Na verdade, um pé de moleque realmente diferente, mais caramelado e crocante, acompanhado de uma salada de frutas com um sabor desafiador. Muito refrescante, lembrava um leve toque de canela e um ingrediente que ninguém na mesa conseguiu decifrar. Harmonizada perfeitamente com um espumante La Charbonade Moscatel, leve e frutado.
O chef
O chef Sae Young Kim chegou ao Brasil, com os pais e um irmão, em 1981. No início, o pais vendiam roupa de porta em porta. Depois de juntar algum dinheiro, aproveitaram as habilidades da mãe na cozinha e compraram o único restaurante coreano no bairro Bom Retiro, em São Paulo, que comandaram por 12 anos. Depois investiram em outros negócios e voltaram ao ramo de restaurantes ao comprar o restaurante Shin La Kway, que se tornou o New Shin La Kway, comandado atualmente por Sae Young Kim. O chef é também sócio no Bao Bao Baby, uma lancheria de pãezinhos no vapor com diferentes recheios.
O Galangal
Avenida Borges de Medeiros, 321, em Canela Fone: 54 3282-8205 De terça a sexta (das 18h30min às 23h30min), sábado (das 12h às 16h e das 19h à meia-noite), domingo (das 12h às 16h e das 19h às 23h)