A maioria das pessoas escolhe participar de um jantar depois de analisar o cardápio a ser servido. Outras dão mais valor à fama do chef. Mas e se a proposta for decidir no escuro, sem que seja divulgado quais os pratos comporão o menu, e ainda ser desafiado a adivinhar quem cozinhou para você? E de quebra ainda ter a possibilidade de ganhar uma diária para casal em um dos mais charmosos hotéis da cidade? Quase 60 pessoas aceitaram esse desafio e participaram do 1 Chef Surpresa, no Containner Bistrot, em Canela.
Para recepcionar os participantes, grissinis com parmesão, gergelim e sardela
Ainda como parte do couvert, harmonizadas com espumante Don Guerino Prosecco, piadinhas recheadas com tomates assados, alho crocante, mussarela e manjericão.
Como entrada fria, ceviche de salmão com crocante de banana da terra, harmonizada ainda com o Prosecco. E uma dica: o chef surpresa tem 20 anos de profissão. Quem será?
A entrada quente, meu prato preferido da noite, é uma polenta cremosa trufada com trifolatti de cogumelos (receita do Piamonte, com vinho, alho e azeite de oliva), acompanhada de um Don Guerino Malbec Vintage. A dica desta vez é de que o chef é porto-alegrense, mas mora há 30 anos na região da Serra. A polenta me levou ao passado, a um restaurante que já fechou, e essa lembrança me trai.
Mignom recheado com queijo Brie ao molho de funghi, gratinado de batata e alho poró crocante é o prato principal, harmonizado com El Gaúcho Tannat. A dica: a especialidade do chef são as sobremesas. Me parece uma pegadinha, apesar de ser verdade, acho que o chef não deve ser muito conhecido por essa habilidade.
Chega a hora da sobremesa: banana thay em crosta de gergelim e mel, sorvete artesanal de coco e calda de maracujá, harmonizado com espumante Don Guerino Moscatel. A dica é que o chef surpresa dá consultoria para diversos restaurantes da cidade. Insisto no meu palpite do chef que a polenta trouxe a minha lembrança.
Conferida os palpites dispostos em uma urna, 11 pessoas acertaram o chef. Não fui uma delas. É preciso dizer, no entanto, que as que iriam participar de um sorteio para saber quem ficaria com a hospedagem no Hotel Wood, em Gramado, eram todas de Canela. O chef surpresa, então, é revelado: Guilherme Sperry, do restaurante Berga Motta.
Para encerrar, café, acompanhado de uma variedade de petit fours.
Na saída, mais uma brincadeira, um saquinho com bergamotas, uma referencia à casa do chef surpresa, coroando uma noite muito saborosa e divertida. Que venha o próximo Chef Surpresa.