Dia 5 de fevereiro marcou o início do novo ano tibetano: o 2146, ano do Porco da Terra. Para o Ano Novo (Losar), o restaurante Espaço Tibet, em Três Coroas, preparou uma recepção especial para seus clientes, nos dias 9 e 10, para inspirar um ano de paz e sabedoria.
Além do cardápio normal, o chef Ogyen Shak vai oferecer um menu especial, rituais tradicionais de boas vindas ao ano novo com serenidade e energias positivas, e ainda um pocket show com músicas típicas. Haverá também a degustação da tradicional cerveja tibetana, a Chang, bem como os kapsés, biscoitos tradicionais tibetanos servidos na data para atrair conexões positivas.
Para entrar com o pé direito em 2146, um dos rituais que serão realizados pelo Espaço Tibet é a “oferenda da grande lamparina”. Os tibetanos acreditam que a luz da lamparina inspira e desperta a própria lucidez e sabedoria interior, dissipando a escuridão dos pensamentos e emoções negativas que causam mal. Por isso, no ano novo tibetano é tradição oferecer a grande lamparina, onde cada pessoa pode alimentar com manteiga ou óleo para que queime de forma contínua e fazer as aspirações para o ano que está iniciando.
A oferenda dos incensos e da farinha de cevada, outros dois rituais tradicionais do ano novo tibetano também estão na programação. Os incensos são usados para homenagear seres de sabedoria e criar energia positiva para mandar embora as energias negativas e trazer positividade. Já a farinha de cevada é colocada junto com outros grãos em um vaso de madeira decorado para atrair boa fortuna e fartura para o que ano que inicia.
Durante o período do Losar, é tradição tibetana oferecer presentes às pessoas queridas. Um deles é a Khatag, echarpe branca com os oito símbolos auspiciosos, como votos de que o novo ano seja de vitórias, conexões positivas, boa fortuna, pureza, força, poder, proteção, felicidade e transformações positivas.
A sequência de ano novo inclui entrada, salada e prato principal (não acompanha bebida nem sobremesa) e tem valor entre R$ 120 e R$ 150 para duas pessoas.
Ano do Porco da Terra
O Porco da Terra, no calendário tibetano – calendário lunisolar, regido por 12 animais e 5 elementos – inspira um sentimento de abundância e leveza que poderá ser percebido em muitas áreas. Embora a falta de atenção com as finanças possa trazer perdas, a energia estabilizadora do elemento terra ajudará a reparar os danos. É um ano propício a dar uma parada e analisar o que foi realizado nos últimos anos e se preparar para se projetar de forma mais serena no novo ciclo que está iniciando.
Dica
O signo e o elemento são determinados pela tabela tibetana de acordo com a data de nascimento de cada pessoa.
Saiba mais sobre o restaurante Tibet em www.saborosaviagem.com.br/2018/02/restaurante-de-cozinha-tibetana-em-tres-coroas/
Serviço
Espaço Tibet
Rua Alagoas, 361, Bairro Águas Brancas, em Três Coroas
De quartas a sextas (das 11h45min às 15h), sábados, domingos e feriados (das 11h45min às 16h)
Informações e reservas: (51) 3546