Uma viagem ao passado é o que oferece a mais nova atração da cidade serrana de Canela: a Estação Campos de Canella. A antiga estação férrea e a locomotiva La Meuse foram totalmente revitalizadas.
Se na década de 1920 foram símbolo do progresso e do desenvolvimento econômico do município, permitindo o escoamento da produção de madeira e, depois, o transporte de passageiros, hoje, dividem espaço com deliciosas opções para os turistas.
Estive por lá na última semana, durante a inauguração, e pude ver e provar um pouco das experiências que ali serão oferecidas. Apaixonada por objetos de cozinha, me encantei com as lindas facas da SG Facas Artesanais, objeto total de desejo. Apesar de já ter uma delas, presente há alguns anos do amigo Josiano, do restaurante Malbec de Gramado. Como todo cozinheiro que se preze, a guardo como preciosidade, é de uso exclusivo meu. Bem ao lado, está a loja de chocolates Florybal.
Hora de se entregar às orgias gastronômicas. Um almoço no Férreo Restaurante e Fiambreria. Difícil dizer o que estava melhor. Comecei pelos bolinhos de bacalhau.
Seguidos dos bolinhos de pato.
Ainda tive forças para me entregar a um perfeito parmegiana de filé.
A sobremesa, ou melhor, o verdadeiro delírio de uma chocólatra assumida veio em um petit gâteau de chocolate com sorvete de banana caramelada, na nova Casa de Velha Bruxa, agora ali em Canela.
Olha a felicidade da jornalista Vera Carneiro, da Pauta Assessoria, frente à gigantesca banana split.
A locomotiva La Meuse tem acoplada a ela dois vagões: no primeiro, fotos antigas e souvenirs do Mundo a Vapor. O segundo será uma extensão do restaurante Férreo. Os planos futuros vão bem mais longe: serão 42 espaços comerciais distribuídos em 5.900m², além de uma Rua Coberta e o Memorial do Trem. Enquanto essas etapas ainda serão executadas, recomendo a ida a Canela. Além de fugir do calor escaldante poderá degustar algumas dessas delícias do Férreo e da Casa da Velha Bruxa.
Terminamos a noite com inúmeros petiscos saborosos, como as batatas nervosas
e drinks no bar do restaurante Magnólia.
Confesso que trouxe comigo uns quilinhos a mais.