Esta feijoada portuguesa não tem muito a ver com a brasileira. Mais se assemelha a um cozido, acrescido de feijão, que não é o preto e sim o rajado. O prato na versão portuguesa foi apresentado pelo chef lusitano Vitor Sobral, durante o evento gastronômico Mesa ao Vivo RS, promovido pela revista Prazeres da Mesa e Senac Porto Alegre.
O tema da aula do chef foi a história do feijão. E, de acordo com ele, foi Portugal que trouxe o arroz e o feijão para o Brasil. Sobral afirmou que, em suas pesquisas, descobriu que antes da colonização os portugueses já consumiam o feijão. Quando chegou por aqui, por ser muito nutritivo, os escravos o consumiam com sobras de porco. Ele garante que as técnicas são portuguesas e, no Brasil, a receita foi adaptada aos ingredientes disponíveis em cada região.
Feijoada da terra
ImprimirIngredientes
1,2kg de entrecôt 1kg de repolho 1kg de pescoço de porco 750g de feijão rajado cozido 400g de morcilha 400g de chouriço 300g de tomate sem pele em cubos 250g de cenoura em meia-lua 200g de nabo em meia-lua 200g de cebola em cubos 100g de bacon em tiras 200ml de vinho branco 100ml de azeite de oliva 2 colheres (sopa) de salsa picada 10 folhas de hortelã 5 dentes de alho em lâminas 2 aspargos brancos descascados 1 folha de louro caldo de galinha colorau pimenta malagueta sal marinho pimenta do reino salsa picada folhas de hortelã
Como Fazer
- Tempere o entrecôt e o pescoço de porco com sal.
- Deixe descansar por 45min.
- Cozinhe as carnes até que fiquem tenras. Reserve.
- Doure a cebola e o alho com um pouco de azeite de oliva
- Adicione o bacon picado, o vinho branco, o tomate e o louro e deixe cozinhar por alguns minutos.
- Adicione um pouco de caldo de galinha e a cenoura e cozinhe por mais 5min.
- Junte o repolho, os nabos e os aspargos e cozinhe mais 5min.
- Tempere com colorau, pimenta malagueta, sal e pimenta do reino.
- Adicione o feijão cozido e deixe ferver por cerca de 10min.
- Junte as carnes reservadas e os embutidos cortados em pedaços.
- Acrescente salsa e hortelã picadas.
Notas
* Em Portugal, o repolho é chamado de couve lombarda.