A degustação de um prato começa pela visão. A forma como é apresentado faz toda a diferença. O nougat glacê, da chef Andrea Schein, é uma tentação à primeira vista. Mas não para por aí. Todos os sentidos serão desafiados com essa sobremesa gelada.
Frutas cristalizadas são o destaque em sabor. Se não fizer parte de seu repertório gastronômico, deixe-as de lado e utilize apenas as frutas secas.
Apenas um aviso: nas receitas de confeitaria é preciso que a quantidade dos ingredientes seja perfeitamente obedecida, por isso não abra mão de balança de precisão para garantir o resultado. Essa, em especial, pede também um termômetro de calda. Vale o investimento.
Nougat glacê
ImprimirIngredientes
90g de claras 110g de açúcar 70g de mel 50g de água 120g de amêndoas ou avelãs levemente douradas no forno 50g de passas brancas e pretas raspas de limão ou de laranja 90g de frutas cristalizadas 15g de pistache levemente dourado no forno 20g de licor Grand Marnier 200g de creme de leite gelado 3 folhas de gelatina incolor
Como Fazer
- Junte o licor às passas. Reserve.
- Em uma panela, junte o mel, o açúcar e a água e leve ao fogo até atingir 130 graus. Reserve.
- Bata levemente as claras em neve.
- Continue batendo as claras e acrescente a calda quente, aos poucos, sem parar de bater, até formar um merengue bem firme.
- Bata até que a mistura amorne.
- Antes de esfriar completamente junte a gelatina hidratada em água fria.
- Retire da batedeira e junte as amêndoas, passas e frutas cristalizadas.
- Bata o creme de leite gelado até que atinja o ponto de chantilly.
- Misture delicadamente ao nougat.
- Despeje a mistura em uma forma forrada com filme plástico.
- Leve ao freezer por cerca de 3h.
- Desenforme e decore.
- Sirva com coulis de frutas vermelhas e um pouco de frutas cristalizadas.
Notas
* As raspas de limão ou de laranja podem ser substituídas por essência de baunilha. * O Grand Marnier pode ser substituído por cachaça de boa qualidade. * O nougat também pode ser servido com calda de maracujá, chocolate ou manga.