O carpaccio é uma receita tradicional da cozinha italiana com carne crua finamente cortada. Ao chegar no Brasil, porém, como costuma acontecer com muitos pratos, sofreu inúmeras modificações. A original (de carne vermelha com azeite de oliva, parmesão e um molho à base de maionese) ganhou versões com lagarto, vieiras, polvo, atum,em lugar do filé. E molhos diversos com ou sem alcaparras, com cogumelos, rúcula e outros ingredientes.
Carpaccio
ImprimirIngredientes
800g de filé mignon
200g de cogumelo paris
200g de rúcula
200g de queijo parmesão
2 limões
azeite de oliva extravirgem
sal e pimenta-do-reino branca
Como Fazer
- Limpe o filé mignon, deixando apenas o miolo.
- Corte em fatias finíssimas.
- Amasse com as pontas dos dedos, deixando o mais fino possível.
- Arrume em um prato e tempere com sal e pimenta-do-reino.
- Acrescente as folhas de rúcula e os cogumelos cortados em fatias finíssimas.
- Tempere com azeite de oliva e suco de limão.
Notas
* Para cortar as fatias bem finas, pode congelar o filé enrolado em filme plástico, para que fique redondo. * Em muitos restaurantes, o carpaccio de carne é feito com tatu (lagarto).
A origem
* O carpaccio é o prato mais popular servido no Harry`s Bar, em Veneza. O prato recebeu o nome em homenagem a Vittore Carpaccio, pintor renascentista da região do Vêneto, famoso pelo uso de brancos e vermelhos brilhantes (na receita original mistura-se o vermelho da carne com o branco do molho suave de azeite de oliva e maionese). Quem criou o prato foi Arrigo Cipriani, em 1950, ano de uma grande exposição de Vittore Carpaccio em Veneza. O prato foi inspirado na condessa Amalia Nani Moncenigo, uma cliente assídua do Harry`s, cujo médico havia receitado uma dieta em que as carnes cozidas eram proibidas.