Antes de dar essa receita, gostaria de dizer que, como boa mineira, sou apaixonada por queijo. Em minha casa, o gorgonzola é um curinga. Sempre tenho um pedaço na geladeira para eventualidades. Uso em massas, risotos, saladas, pizzas e tudo mais. Então, fiquei apaixonada por esse suflê diferente que o chef Fred dos Anjos ensinou para os alunos do curso de Gastronomia Italiana na escola do Marcelo Jacobi há alguns anos. O sabor é fantástico, ainda mais combinado com o frio que tem feito por aqui. O suflê é servido sobre um creme de queijo derretido, quase uma fondue.
Suflê de queijo
ImprimirIngredientes
4 ovos 100ml de vinho branco sal e pimenta-do-reino 100g de parmesão ralado Fondue 200g de nata 100g de gorgonzola ralado queijo parmesão ralado
Como Fazer
1. Coloque as gemas e o vinho branco em um refratário e leve ao fogo, em banho-maria, e bata até fique espesso. 2. Retire do banho-maria e bata até esfriar. 3. Em outra travessa, bata as claras em ponto de neve firme. 4. Junte às gemas, misturando delicadamente. 5. Tempere com sal e pimenta-do-reino. 6. Para a fondue, leve ao fogo a nata e deixe começar a ferver. 7. Junte o queijo gorgonzola até derreter e ficar cremoso. 8. Despeje em 4 ramequins ou cumbucas. 9. Cubra com a mistura de ovos. 10. Polvilhe com parmesão. 11. Leve ao forno pré-aquecido, a 180 graus, por cerca de 10min ou até que estejam dourados. 12. Sirva imediatamente.
Notas
* Se quiser variar, coloque metade do creme de queijo no ramequim ou cumbuquinha, cubra com a mistura de ovos e polvilhe com o queijo parmesão. Depois de assado, coloque por cima uma quenelle do restante do creme de queijo mais encorpado (é só deixar mais tempo no fogo).