A inspiração é oriental e vem do harumaki. Apesar de ser uma preparação típica da culinária chinesa, O harumaki é muito conhecido e consumido no Japão. Era feito originalmente para celebrar o Ano Novo e também a festa da primavera. Geralmente são fritos e servidos junto com molhos diversos.
Aqui, o harumaki, que costuma estar presente em pratos salgados, se torna uma sobremesa, com recheio de tâmaras. Na hora de servir, deve ser polvilhada com açúcar e canela, regada com coulis de framboesa e sorvete, de preferência de creme. A receita é do chef João Leme.
Harumaki de tâmaras
ImprimirIngredientes
300g de tâmaras 300g de nozes 250ml de rum dourado 1 pacote de massa harumaki 400g polpa de framboesa 100g de açúcar 100ml de vinho do Porto 20g de canela em pó 1 litro de sorvete de baunilha 20g de açúcar de confeiteiro
Como Fazer
1. Processe as tâmaras já descaroçadas. 2. Pique as nozes e misture com as tâmaras e o rum. Reserve. 3. Bata a polpa de framboesa com o açúcar e o vinho e leve ao fogo até ferver. 4. Enrole a massa de tâmaras com as folhas de harumaki e leve ao forno, à temperatura de 180 graus, por 10min. 5. Sirva os rolinhos polvilhados com canela e açúcar, a calda de framboesas e o sorvete.
Notas
*A massa harumaki pode ser encontrada em casas de produtos orientais. * Harumaki é a massa do rolinho primavera.