Sabe quando a cerveja gelada pede um acompanhamento? Pois é, biscoitinhos de mostarda l’ancienne e queijo parmesão são perfeitos para esse momento. Mas, para que fiquem bem saborosos, é preciso que o parmesão seja de boa qualidade, preferencialmente ralado na hora. Eu usei um parmesão uruguaio, de sabor bem intenso.
O preparo não poderia ser mais simples. O único cuidado é com a temperatura do forno (180 graus) e com o tempo de permanência, para que não escureçam, o que poderia deixar os biscoitos amargos.
Amanteigados de mostarda
ImprimirIngredientes
110g de manteiga em temperatura ambiente
125g de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de mostarda l’ancienne
1 gema
150g de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
Como Fazer
- Misture a manteiga com o queijo ralado, a gema e a mostarda.
- Adicione a farinha peneirada com o sal e o açúcar e misture bem.
- Quando estiver homogêneo, coloque em um saco plástico e leve para gelar por 2h.
- Preaqueça o forno a 180 graus.
- Coloque a massa entre dois plásticos ou duas folhas de papel manteiga.
- Abra com o rolo na espessura de cerca de 0,5cm.
- Corte no formato desejado.
- Leve ao forno até que comecem a dourar.
- Deixe esfriar sobre uma grelha.
- Guarde em pote hermeticamente fechado.
Notas
* É importante que a manteiga esteja em temperatura ambiente. Se precisar amolecer, coloque 10 segundos no micro-ondas. * Os biscoitos de parmesão e mostarda podem ser utilizados como base de canapés.
Mostarda l’ancienne
Também conhecida como à antiga, é aquela preparada com os grãos inteiros de mostarda castanha (a clara torrada), vinagre e vinho branco. Apresenta um grau de picância agradável e acompanha bem carnes frias, aves e peixes.
Você sabia?
- Que o rei Carlos VI foi quem regulamentou o fabrico da mostarda, na França?
- Que em 1634 foram criados os estatutos que conferiam exclusividade de produção para os vinagreiros e mostardeiros de Dijon? E que, por isso, naquela época, nobres, reis e papas costumavam ter os próprios mostardeiros?
- Que a mostarda, na Idade Média, era chamada mustum ardeus, mosto ardente, devido à combinação dos grãos com mosto de uva?
- Que o sabor picante pode ter diferentes graus de acidez e ser forte, adocicado ou agridoce?
- Que a mostarda francesa costuma ser mais picante e pastosa, enquanto a alemã é mais adocicada e a americana mais líquida, bem amarela e com acidez moderada?
- Que as sementes de mostarda podem ser branca (na verdade, amarela), que é mais suave, ou negra (marrom), mais picante?